DESENVOLVIMENTO INFANTAL

Na brincadeira a criança explora, conhece e cria o seu mundo inteiro. O desenvolvimento infantil envolve vários aspectos: físicos, neurológico, comportamental. cognitivo, social e afetivo.

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Toda criança deve ser acompanhada pelo pediatra e ter suas medidas antropométricas (peso e estatura) anotadas nos gráficos de referência para sexo e idade que constam da Caderneta de Saúde do Ministério da Saúde. Através destes gráficos é possível avaliar se o crescimento está dentro da normalidade ou se está acontecendo algum desvio na curva, como diminuição da velocidade de crescimento.

Após esta aferição realizada em cada consulta, o pediatra percebe o canal de crescimento desta criança e ficará atento às modificações. Importante ressaltar que uma medida isolada tem pouca validade, pois o ideal são as sequenciais.

No primeiro ano de vida a criança cresce 25 cm por ano. De 1 a 2 anos, cresce 12 cm por ano, e de 3 a 10 anos a velocidade é mais lenta e constante, de 5 a 7 cm por ano até o início da puberdade. Nesta fase, ocorre o que costuma-se chamar de estirão de crescimento.

 

Desenvolvimento é o aumento da capacidade do indivíduo na realização de funções cada vez mais complexas. É um processo dinâmico com mudanças nos aspectos físico, social, emocional, de linguagem e cognitivo. O diagnóstico precoce dos atrasos do desenvolvimento é importante para o melhor prognóstico, pois quanto mais cedo ocorre a intervenção, melhor o resultado. O papel do pediatra é fundamental no acompanhamento do desenvolvimento e diagnóstico precoce dos seus desvios.

Em cada consulta, o pediatra deve ficar atento aos marcos de desenvolvimento de cada faixa etária. Muito importante também é a escuta ativa da família. Muitos pais percebem sinais sutis de atraso do DNPM ( Desenvolvimento Neuro- Psico- Motor ), chegam repletos de dúvidas e receios. É nosso papel tranquilizá-los, porém, nunca retardar uma avaliação especializada que possa fazer um diagnóstico precoce com maiores chances de tratamento e melhora no prognóstico.

Existem várias escalas de desenvolvimento que são utilizadas para na rotina clínica para triagem diagnóstica.

Marcos do Desenvolvimento da Criança

0 a 12 meses

O bebê aprende com o corpo e o ambiente

12 a 24 meses

O bebê se torna uma criança

24 a 36 meses

A criança desenvolve autonomia e independência

3 a 5 anos

A criança ganha a compreensão do outro e das próprias emoções

É de extrema importância que se faça um diagnóstico preciso sobre o desenvolvimento infantil, para que não ocorram as consequências indesejáveis do rótulo de “doença” (alterando a forma com que os outros interpretam e tratam a criança e afetando sua auto-imagem) ou que o diagnóstico seja “indutor” do problema. 

Novos e velhos problemas emocionais, comportamentais e de desenvolvimento infantil: 

  • Birras e acessos de raiva
  • Tiques, manias e cacoetes

  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

  • Transtorno de conduta ou Transtorno Desafiador de Oposição (TOD) 

  • Fobia Escolar ou Fobia Social

  • Transtorno de ansiedade generalizada

  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)

  • Depressão infantil

O diagnóstico e a abordagem terapêutica são interdisciplinares. Após a confirmação do diagnóstico, como pediatra, temos o papel de coordenar e gerenciar o cuidado com a criança.

Queremos cuidar dos seus filhos aliando pediatria ao cuidado dos pais. 

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